RESUMO DAS AÇÕES DA ABPÓS MERCOSUL EM 2015

RESUMO DAS AÇÕES DA ABPÓS MERCOSUL EM 2015

A ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE PÓS-GRADUADOS NO MERCOSUL – ABPÓS MERCOSUL, com a proximidade de mais um ano que se finda, vem trazer ao conhecimento de seus associados e demais interessados, de forma resumida, algumas das principais ações ocorridas em 2015, e que contou com a efetiva participação de nossa Associação.

• Mais de 10 viagens a Brasília para reuniões com deputados e senadores para tratar da questão da revalidação de títulos e da tramitação de Projetos de Lei de interesse de nossa classe.

• Reunião no CNE – Conselho Nacional de Educação para apresentação de denúncia dos cursos de mestrados e doutorados irregulares ofertados no Brasil.

• Reuniões com parlamentares do Paraguai e da Argentina com atuação no PARLASUL, denunciando a forma abusiva com que o Brasil trata os títulos do Mercosul.

• Acompanhamento para aprovação do Parecer CNE/CES nº 56/2015, aprovado em 11 de fevereiro de 2015, que trata de novas normas de revalidação e encontra-se no MEC em fase de homologação.

• Participação em audiências públicas e reuniões em mais de dez estados para encaminhamento de Projetos de Lei estaduais que tratam da admissão dos títulos do Mercosul no âmbito de cada estado e acompanhamento da tramitação em diversos outros estados.

• Participação em audiências públicas em mais de quinze municípios por todo o Brasil para encaminhamento de Projetos de Lei municipais que tratam da admissão dos títulos do Mercosul no âmbito de cada município.

• Encaminhamento de documento à UNDIME – UNIÃO NACIONAL DOS DIRIGENTES MUNICIPAIS DE EDUCAÇÃO solicitando divulgação em todos os municípios sobre cursos ‘piratas’ de mestrado e doutorado ofertados no Brasil sem amparo legal.

• Subscrição de documento que culminou com a implantação da CPI dos cursos irregulares pela ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DO ESTADO DE PERNAMBUCO, em andamento, e que já decretou inclusive a prisão de alguns dirigentes e o fechamento de cursos irregulares.

• Denúncia junto a diferentes regionais do Ministério Público Federal, sobre cursos de mestrados e doutorados ‘piratas’ ministrados em território brasileiro por instituições estrangeiras, sem amparo legal ou em conflito com a legislação educacional brasileira.

• Lançamento no site da ABPÓS MERCOSUL da CAMPANHA QUADRO NEGRO, com divulgação de instituições nacionais e estrangeiras que ministram cursos de mestrados e doutorados irregularmente no Brasil.

• Todas essas ações contaram com o apoio irrestrito da ANPGIES- ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PÓS-GRADUADOS EM INSTITUIÇÕES ESTRANGEIRAS DE ENSINO SUPERIOR.

Com a chegada do ano de 2016 e com sua participação, temos certeza de que muitas outras conquistas teremos no novo ano que se iniciará.

Tenhamos todos um FELIZ 2016 !

À Diretoria da ABPÓS MERCOSUL

Outras notícias