REALIZADA NO PIAUÍ MAIS UMA AUDIÊNCIA PÚBLICA RELATIVA AOS TÍTULOS DO MERCOSUL

REALIZADA NO PIAUÍ MAIS UMA AUDIÊNCIA PÚBLICA RELATIVA AOS TÍTULOS DO MERCOSUL

Com a presença de quase uma centena de mestrandos e doutorandos e de inúmeras autoridades, e com a participação do Presidente da ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE PÓS-GRADUADOS NO MERCOSUL: ABPÓS MERCOSUL – Prof. Carlos Estephanio, que integrou a mesa diretora do evento, foi realizada em 02 de julho na Assembleia Legislativa do Piauí mais uma Audiência Pública para discussão do Projeto de Lei de autoria do Deputado Estadual Fábio Novo (PT – PI), que trata da Admissão de Títulos de Mestrado e Doutorado, no âmbito daquele estado, obtidos presencialmente em países do MERCOSUL O Deputado Fábio Novo, com uma visão madura e inclusiva e conhecendo de perto a realidade dos pós-graduados de seu estado, que apresenta em nível nacional um dos menores índices de mestres e doutores, fez uma veemente e legítima defesa do Projeto de Lei, confrontando com alguns poucos conservadores e membros de uma pseudo elite acadêmica que teimam em entender que o direito a obtenção de um título de mestrado e doutorado ainda é restrito a poucos.

O evento contou também com a presença e importante participação de duas Senadoras representantes do Paraguai no PARLASUL – Parlamento do Mercosul, a saber Senadora Cirila Concepcion (Presidente da Comissão de Educação do PARLASUL) e Senadora Mirtha Elizabete Palácios (Presidente da Comissão de Infraestrutura e Recursos Energéticos do PARLASUL) que externaram sua posições favoráveis ao projeto, como efetiva contribuição para integração entre os Estados membros do Mercosul.

Após a audiência pública, e também por iniciativa do Dep. Fábio Novo, ocorreu importante reunião no Palácio do Governo do Estado, onde fomos gentilmente recebidos pela Excelentíssima Sra. Vice-Governadora – Dra. Margarete de Castro Coelho e pela Exma. Sra. Secretária de Educação – Professora Rejane Ribeiro Sousa Dias, que externaram o interesse pela temática e a importância dessa questão para o Estado do Piauí, no que tange a valorização meritória dos profissionais que estudaram no exterior.

Novos desdobramentos serão oportunamente divulgados, devendo ser destacada a dedicação do Sr. Presidente da ANPGIES – Associação Nacional dos Pós-Graduados em Instituições Estrangeiras – Professor Vicente Celestino nesse cenário, como precursor dessa luta em nível nacional.

Outras notícias