ABPOS MERCOSUL PARTICIPA DE REUNIÃO DO CNE EM RECIFE SOBRE REVALIDAÇÃO

ABPÓS MERCOSUL PARTICIPA DE REUNIÃO DO CNE EM RECIFE SOBRE REVALIDAÇÃO

A ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE PÓS-GRADUADOS NO MERCOSUL – ABPÓS MERCOSUL, participou, nesta 3ª feira – 7 de abril, da reunião ordinária do Conselho Nacional de Educação, em curso nesta semana em Recife – PE, juntamente com a ANPGIEES e outras associações representativas,.

O interesse maior da ABPÓS MERCOSUL e da ANPGIEES foi no sentido de clarear alguns pontos relativos às novas normas para Revalidação de Títulos que estão para serem publicadas. Há avanços e isso demonstra que a luta das duas associações, que tem sido intensa, converge para algumas conquistas.

Segundo esclarecimentos dos Conselheiros do CNE, as principais mudanças se situam nas seguintes diretrizes:

– simplificação e uniformização dos procedimentos e oportunidades;

– a avaliação dos pedidos de revalidação levará em consideração a formação global do estudante, a qualidade e a legalidade institucional;

– a universidade que já teve diploma revalidado e qualidade reconhecida terá a revalidação simplificada;

– a universidade terá o prazo de seis meses para responder aos pedidos de revalidação;
– a universidade brasileira não poderá negar a revalidação alegando que os currículos não são iguais aos brasileiros, porque cada universidade e programa têm sua especificidade e diversidade.

Por fim, cabe informar que o Conselheiro José Eustáquio Romão, com muita propriedade citou Paulo Freire ao comentar sobre as novas regras de revalidação, afirmando que o sofrimento já acabou e que a esperança, aquela que se constrói na luta, está chegando pela luta dos estudantes e entidades que cobram seus direitos e pela ação democrática do CNE ao ouvir e dar efetividade aos apelos dos que precisam da revalidação de forma célere e eficiente.

Aguardaremos e nos manteremos atentos, dando continuidade às cobranças e exigindo o cumprimento do que entendemos como direito de todos àqueles que buscam oportunidades fora do país, em função das poucas vagas oferecidas pelo Brasil no cenário da pós-graduação stricto sensu.

Outras notícias