MERCOSUL É O MELHOR CAMINHO PARA O FORTALECIMENTO DOS PAÍSES

MERCOSUL É O MELHOR CAMINHO PARA O FORTALECIMENTO DOS PAÍSES

A presidenta Dilma Rousseff defendeu, nesta sexta-feira (12), durante a XLV Reunião de Cúpula de Chefes de Estado do Mercosul, uma agenda competitiva para o bloco com acordos com outros países da América do Sul e outras regiões, como Europa e África. A presidenta ainda lembrou que o comércio entre os estados membros cresceu 12 vezes desde a criação do mercado comum, passando de US$ 4,5 bilhões, no início da década de 1990, para US$ 58 bilhões.

“Nossos críticos esquecem que, desde o início dos anos 1990, nosso intercâmbio comercial multiplicou-se mais de 12 vezes. (…) Tenho certeza que nós devemos valorizar o Mercosul, porque diante, tanto dos momentos de expansão, quanto dos de crise, o Mercosul é o melhor caminho para o fortalecimento dos nossos países, para o desenvolvimento de nossas economias e para a afirmação da cidadania de nossos países”, afirmou Dilma.

Mais cedo, o ministro de Relações Exteriores, Antonio Patriota, anunciou que Guiana e Suriname passam a ser também estados associados do Mercosul.

Fonte: blog.planalto.gov.br

Outras notícias