SENADOR PAULO PAIM MANIFESTA APOIO AO MOVIMENTO PELA REVALIDAÇÃO DE DIPLOMAS

SENADOR PAULO PAIM MANIFESTA APOIO AO MOVIMENTO PELA REVALIDAÇÃO DE DIPLOMAS

Em matéria veiculada em 24 de abril pela Agência Senado, o senador Paulo Paim (PT-RS) manifestou apoio ao projeto de lei do senador Roberto Requião (PMDB-PR), que propõe tratamento diferenciado aos diplomas expedidos por instituição de ensino superior estrangeiras (PLS 399/11).


Paim informou que, em 2011, 75 mil estudantes brasileiros das áreas de ciência e engenharia foram ao exterior estudar e freqüentar cursos que vão da graduação ao doutorado. Ele explicou que esses estudantes quando voltam ao Brasil têm que se submeter a trâmites de revalidação e reconhecimento dos diplomas, em um processo muitas vezes considerado lento e pouco transparente pelos interessados.


Paulo Paim defendeu ainda a adoção de mecanismos que agilizem e aprimorem o processo de revalidação e reconhecimento de diplomas estrangeiros, sem desconsiderar o respeito e a autonomia universitária


A educação, afirmou Paulo Paim, é respaldada pela legislação brasileira e pelos acordos e normas dos países membros do MERCOSUL e deve ter atenção especial.


FONTE: AGÊNCIA SENADO

Outras notícias